Aspectos Mentais – Introdução ao Mindfulness

Aspectos Mentais - Introdução ao Mindfulness

Esse post é uma introdução ao mindfulness ou atenção plena, uma forma de “ser” que demonstrou ter efeitos de desempenho significativos quando trazidos para um contexto esportivo.

Mindfulness refere-se a uma consciência aberta e sem julgamento de si mesmo e seu meio ambiente.

A prática da atenção plena tem sido utilizada no Oriente durante séculos como uma forma de meditação. Foi trazida para o ocidente como parte dos tratamentos para dificuldades clínicas, como dor crônica, ansiedade e depressão. E nos últimos anos incorporada no mundo empresarial e esportivo.

Um indivíduo que pratica atenção plena aborda pensamentos, sentimentos e comportamentos cotidianos com aceitação de que eles são eventos que ocorrem naturalmente. A prática da atenção plena ajuda a abandonar tais eventos para se concentrar no que está dentro do seu campo de ação. O aqui e agora.

No tênis, isso pode significar aceitar a frustração que sentimos quando cometemos um erro em um ponto chave, por exemplo.

Ao aceitar o sentimento como normal e avançar de forma não julgadora, o erro (e a reação subseqüente) foram deixados no passado e o jogador tem uma melhor capacidade de se concentrar no próximo golpe ou ponto.

Outro exemplo pode ser aceitar pensamentos positivos / negativos sobre o fim da partida (como vitória / derrota), mas não ficando envolvidos em tais pensamentos. Em vez disso, pode-se notar esses pensamentos como um aspecto natural de um jogo treino ou de um campeonato, respire e se foque sobre o que pode ser feito para melhorar (o que é a única coisa dentro do controle naquele momento).

Nos últimos anos, a atenção plena também foi usada em um contexto de desempenho esportivo como um método para ajudar os atletas a alcançar um estado de fluxo e se tornar mais em sintonia com seus desempenhos físicos.

O treinador vencedor do 11º Campeonato da NBA, Phil ‘Zen Master’ Jackson, falou longamente sobre os benefícios de desempenho de empregar a prática de atenção plena. Os vencedores atuais da Premiership Inglesa e da Copa dos Campeões Europeus, Saracens Rugby Club, também assumiram a atenção como uma prática valiosa para seus jogadores. A nível individual, os atletas de super elite, como Lionel Messi (futebol), LeBron James (basquete) e Derek Jeter (baseball), têm uma extensa prática meditativa como parte de suas rotinas diárias.

Especificamente relacionado ao tênis, o número um do mundo, Novak Djokovic, discutiu abertamente em seu livro ‘Servir para Ganhar’ que implementar a atenção plena “é tão importante para mim quanto meu treinamento físico” (Djokovic, 2013, p86).

Embora a atenção plena seja essencialmente uma forma de viver, ela pode ser desenvolvida e treinada para ser aplicada em um contexto esportivo. Especificamente, a atenção plena pode ser útil para lidar com pensamentos intrusivos, concentrando-se na tarefa em mãos e sendo mais conscientes das diferentes ações que você está realizando no momento. Ser consciente é ter prática.

As meditações que envolvem sentar ou deitar e tomar consciência do corpo são recomendadas para desenvolver os níveis de consciência do presente-momento. Outros exercícios úteis podem incorporar respiração consciente, caminhada consciente ou yoga consciente.

Exemplos práticos de como integrar a atenção plena no nosso cotidiano fica pro próximo post nessa quinta-feita dia 10/01.

Artigo fonte para esse post pode ser baixado diretamente por aqui caso tenham interesse:

Introdução ao Mindfulness – Página 3

Vídeo completo dessa introduçao:

Um grande abraço a todos e até a próxima.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *