SwingWeight – O que é e qual é sua importância?

O que é swingweight?

Fala galera tudo beleza?

Hoje falaremos de uma especificação que é bem técnica, mas que pode contribuir muito para o seu conhecimento sobre a sua raquete ou sobre uma raquete que você pensa em adquirir.

Falaremos sobre Swingweight(que será abreviado em alguns momentos por SW) que pode ser traduzido como peso do swing, mas que traduziremos como peso dinâmico para facilitar a explicação. Mas afinal o que é esse peso dinâmico? É o peso que a raquete adquire quando está em movimento, mais especificamente, quando ela está realizando um swing que se dá através de um movimento circular e de rotação.

Quando temos duas raquetes com diferentes swingweights, a raquete com o SW mais alto acelerará menos e girará menos rapidamente durante o swing. A raquete com SW mais baixo acelerará mais rapidamente. Em outras palavras, maior swingweight significa menos manuseabilidade e menor swingweight significa mais.

Mas a bola aplica uma força à raquete também e o mesmo princípio se aplica. Quanto menor o SW, mais facilmente a bola moverá a raquete, e quanto maior o SW, menos facilmente a bola mudará o movimento da raquete. O que isso quer dizer na prática? Menor swingweight  resulta em maior aceleração de raquete e velocidade de swing final, mas mais choque (devido a uma maior desaceleração da raquete pela bola e maior força de impacto devido a maior velocidade).

Um swingweight mais alto resulta em aceleração da raquete mais lenta e velocidade de rotação final, mas menos choque devido a menor desaceleração devido à bola empurrando a raquete em uma rotação circular oposta. O que nos leva a uma segunda conclusão: raquetes com swingweights mais altos tendem a ter uma menor transmissão de vibração para o braço dada a menor desaceleração da raquete.

A potência também é influenciada. Com um peso baixo, a potência deve ser gerada mais pela velocidade do swing. Com um peso mais alto, mais potência provém da própria raquete e é ela que faz mais trabalho para que o jogador conduza a bola mais fundo no campo do adversário. 

Como falamos anteriormente, se o swingweigth for baixo você terá manuseabilidade, se é alto, você terá mais estabilidade (resistência à torção), o que é útil para combater bolas de alta velocidade, especialmente grandes saques. Mais do que qualquer outra especificação, swingweight demonstra uma tendência geral de que quanto maior o swingweight mais energia(potência) você conseguirá obter.

Para tentar ilustrar melhor a explicação, segue a comparação de dois modelos de Aero que tem o mesmo peso estático, mas swingweights diferentes.

Swingweight
Clique para ampliar

O que essa diferença nos permite dizer sobre cada uma delas?

Como já foi dito no review da Babolat Pure Aero esse novo modelo novo vai sacrificar um pouco de manuseabilidade para dar aos jogadores ainda mais potência. Acredito que o aumento do SW da Pure Aero pode ter sido uma tentativa de diminuir algumas reclamações sobre o modelo antigo, que segundos eles, sacrificava um pouco o braço, gerava um ligeiro desconforto após algum tempo ou até mesmo chegou a causar algum tipo de lesão no braço. 

Comparando as duas temos a seguinte relação: a Babolat AeroPro Drive é mais manuseável, eu vou conseguir gerar mais potência nela através de uma maior aceleração, ela vai transmitir mais vibração  e menos estável (irá torcer mas durante o golpe) por ter um SW menor. Na Babolat Pure Aero eu terei menos manuseabilidade, como o SW é maior minha raquete vai acelerar menos, diminuindo a vibração transmitida para o braço. A potência será gerada mais pela própria raquete e ela irá ser mais estável (torcer menos) graças a um SW maior.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro a explicação através dessa comparação entre raquete com o mesmo peso estático, mas com diferentes SWs.

Para ver o vídeo sobre SW caso tenham interesse é só clicar logo abaixo:

Um grande abraço a todos e até a próxima.

Comentários do Facebook

One thought on “SwingWeight – O que é e qual é sua importância?

  1. Pingback: Raquete dos Profissionais - Stan Wawrinka - Empório do Tenista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *