SwingWeight – O que é e qual é sua importância?

O que é swingweight?

Fala galera tudo beleza?

Hoje falaremos de uma especificação que é bem técnica, mas que pode contribuir muito para o seu conhecimento sobre a sua raquete ou sobre uma raquete que você pensa em adquirir.

Falaremos sobre Swingweight(que será abreviado em alguns momentos por SW) que pode ser traduzido como peso do swing, mas que traduziremos como peso dinâmico para facilitar a explicação. Mas afinal o que é esse peso dinâmico? É o peso que a raquete adquire quando está em movimento, mais especificamente, quando ela está realizando um swing que se dá através de um movimento circular e de rotação.

Quando temos duas raquetes com diferentes swingweights, a raquete com o SW mais alto acelerará menos e girará menos rapidamente durante o swing. A raquete com SW mais baixo acelerará mais rapidamente. Em outras palavras, maior swingweight significa menos manuseabilidade e menor swingweight significa mais.

Mas a bola aplica uma força à raquete também e o mesmo princípio se aplica. Quanto menor o SW, mais facilmente a bola moverá a raquete, e quanto maior o SW, menos facilmente a bola mudará o movimento da raquete. O que isso quer dizer na prática? Menor swingweight  resulta em maior aceleração de raquete e velocidade de swing final, mas mais choque (devido a uma maior desaceleração da raquete pela bola e maior força de impacto devido a maior velocidade).

Um swingweight mais alto resulta em aceleração da raquete mais lenta e velocidade de rotação final, mas menos choque devido a menor desaceleração devido à bola empurrando a raquete em uma rotação circular oposta. O que nos leva a uma segunda conclusão: raquetes com swingweights mais altos tendem a ter uma menor transmissão de vibração para o braço dada a menor desaceleração da raquete.

A potência também é influenciada. Com um peso baixo, a potência deve ser gerada mais pela velocidade do swing. Com um peso mais alto, mais potência provém da própria raquete e é ela que faz mais trabalho para que o jogador conduza a bola mais fundo no campo do adversário. 

Como falamos anteriormente, se o swingweigth for baixo você terá manuseabilidade, se é alto, você terá mais estabilidade (resistência à torção), o que é útil para combater bolas de alta velocidade, especialmente grandes saques. Mais do que qualquer outra especificação, swingweight demonstra uma tendência geral de que quanto maior o swingweight mais energia(potência) você conseguirá obter.

Para tentar ilustrar melhor a explicação, segue a comparação de dois modelos de Aero que tem o mesmo peso estático, mas swingweights diferentes.

Swingweight
Clique para ampliar

O que essa diferença nos permite dizer sobre cada uma delas?

Como já foi dito no review da Babolat Pure Aero esse novo modelo novo vai sacrificar um pouco de manuseabilidade para dar aos jogadores ainda mais potência. Acredito que o aumento do SW da Pure Aero pode ter sido uma tentativa de diminuir algumas reclamações sobre o modelo antigo, que segundos eles, sacrificava um pouco o braço, gerava um ligeiro desconforto após algum tempo ou até mesmo chegou a causar algum tipo de lesão no braço. 

Comparando as duas temos a seguinte relação: a Babolat AeroPro Drive é mais manuseável, eu vou conseguir gerar mais potência nela através de uma maior aceleração, ela vai transmitir mais vibração  e menos estável (irá torcer mas durante o golpe) por ter um SW menor. Na Babolat Pure Aero eu terei menos manuseabilidade, como o SW é maior minha raquete vai acelerar menos, diminuindo a vibração transmitida para o braço. A potência será gerada mais pela própria raquete e ela irá ser mais estável (torcer menos) graças a um SW maior.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro a explicação através dessa comparação entre raquete com o mesmo peso estático, mas com diferentes SWs.

Para ver o vídeo sobre SW caso tenham interesse é só clicar logo abaixo:

Um grande abraço a todos e até a próxima.

16 thoughts on “SwingWeight – O que é e qual é sua importância?

  1. Pingback: Raquete dos Profissionais - Stan Wawrinka - Empório do Tenista

  2. Pedro cardoso says:

    Quando vc diz q sw menor tem mais manuseabilidade, voce se refere ao “feel” da raquete? E para quem deseja maior controle, se deve procurar uma raquete com sw maior (menos vibracao)?

    • Empório do Tenista says:

      Oi Pedro tudo bem? Vamos utilizar dois exemplos aqui para ilustrar melhor ok? Veja as seguinte raquetes: WIlson Blade V7 18×20 – Peso: 305, Rigidez 62 e SW(com corda) 334 e Prestige MP 18×20 – Peso 320g, Rigidez 61 e SW 323. Você pode notar que a Blade tem menor peso estático e maior SW enquanto a Prestige tem maior peso e menor SW correto? E o que isso reflete na prática? Ao jogar com a Blade você terá mais dificuldade em movimentar a raquete do que com a Prestige MP, mesmo com o menor peso estático. O maior SW torna ela uma raquete mais sólida e estável nos golpes, o que não necessariamente representa o feel dela certo? Já a Prestige Mp tem um SW razoavelmente baixo (sw próximo de muitas raquetes de 300g) para torná-la agradável de se jogar e bem manuseável, apesar de peso estático alto. Um maior Sw aumenta seu controle nos golpes porque a estabilidade da raquete durante o contato aumenta. Já em relação as vibrações deve-se estar atento a outras especificações como rigidez, quanto menor mais flexível a raquete será. E com um SW maior no momento do impacto, você uma maior participação da raquete e uma menor participação do braço (o que ajudaria a diminuir a vibração tb). Lembrando que o importante aqui é achar um SW adequado ao seu jogo e a sua condição técnica atual, pois um SW alto sem a técnica adequada pode te prejudicar tanto no seu desenvolvimento como jogador como trazer prejuízos ao seu corpo ao invés de benefícios ok? Grande abraço!

      • Pedro Cardoso says:

        Muito obrigado pelo esclarecimento, sua explicação é muito didática!!!! A propósito, não tem a ver com esse tópico, mas comentei em um dos vídeos no canal do youtube a respeito de falsificação de raquetes, se puder dar uma olhada e me responder, agradeço muito!!!! Abraços.

    • Empório do Tenista says:

      Opa blz? Não brother, quando vc coloca peso na cabeça você aumenta o SW da raquete e muda seu equilíbrio. Quando você coloca no cabo você praticamente não altera o SW, mas altera o equilíbrio. Ou seja, se você quer aumentar o SW a forma mais simples é colocar os pesos na cabeça. Quanto mais próximo das 12 horas mais aumentará o SW blz?. Sobre diminuir o SW não é possível (a não ser que diminua o peso da raquete), o que não seria uma coisa tão viável blz? Grande abraço!

  3. William E. Freire says:

    Uma dúvida.
    Há um número que podemos considerar como o Swingweight médio, a partir do qual poderíamos classificar um determinado valor como Swingweight baixo ou Swingweight alto?
    Uma diferença de 6 pontos de Swingweight é relevante?
    Obrigado.

    • Empório do Tenista says:

      Olá William tudo bem? Eu consideraria abaixo de 320 baixo, de 320 a 330 médio e acima disso alto. Isso seria uma referência pessoal minha mesmo, considerando todas as raquetes que eu já testei até hoje. 6 pontos é mais significativa quando o Sw é mais alto já como, por exemplo, de 325 para 331. Caso o valor seja mais baixo, como de 310 para 316 a sensação dessa diferença não é tão grande assim. Grande abraço!

  4. Fernando Marques Rodrigues says:

    Olá boa noite
    Quanto ao Sw da Wilson PS v13 315 que é 321 e a Head Radical Pro 2021 que é 330 minha dúvida é se a Radical tem um controle mais acessível que a Pro Staff justamente por isso, apesar dela ter cabeça 98. Estou certo?

    • Empório do Tenista says:

      Se analisarmos o peso que é igual, a diferença de cabeça que é praticamente mínima, nos resta a rigidez e o SW. Quando você fala em controle mais acessível vou entender como a Pro Staf sendo mais manuseável e rápida do que a Radical durante o swing, se for nesse sentido ela será mais acessível sim. O SW mais alto vai ter uma diferença mais significativa se a bola dos seus adversários tiver mais peso, nesse sentidoum SW mais elevado te daria mais controle e estabilidade nos golpes mais pesados que você recebe. Espero poder ter te ajudado, qualquer dúvida é só responder a mensagem. Abraço!

      • Fernando Marques Rodrigues says:

        Olá. Acho que vc entendeu ao contrário da minha dúvida mas tudo bem. Pelo que vc escreveu e eu entendi a Radical Pro tem mais controle por ter mais Sw. Se for isso então pode-se afirmar que a Radical Pro tem mais controle em si do que a Pro Staff 315 por causa do Sw maior?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Empório do Tenista
Olá! Podemos te ajudar?